6 de jul. de 2014

Pergunta: A importância do estudo?



            A segurança do viajante é, em parte, conseguida pela boa visualização do caminho a percorrer. As viagens à luz do dia sempre são preferíveis às noturnas, pela segurança que a claridade proporciona. Sendo necessário enfrentar-se a escuridão é imprescindível munir-se de recurso artificial que permita iluminação, mesmo que parcial.

            Poderemos comparar a nossa jornada terrena a uma grande e desafiadora viagem onde, em muitos trechos, temos que enfrentar condições adversas. Entre elas, as trevas que dificultam nosso avanço e podem contribuir para que percamos o rumo desejado. Consideremos como provas as nossas próprias imperfeições que, pelos instintos que nos ligam à matéria, exacerbam-nos o egoísmo e o orgulho.

            A luz que pode dar rumo novo à nossa jornada é o estudo, pois ilumina a nossa consciência espiritual e, dessa forma, permite-nos ver a real dimensão da vida e seu propósito de evolução de almas. A base fundamental de qualquer mudança está no oferecerem-se novos horizontes e possibilidades e isto não ocorre se não nos dispusermos a buscá-lo. O conhecimento, com a análise crítica de informações confiáveis e o respaldo dos exemplos ao longo do tempo, é que nos dará a segurança necessária para o esforço continuado da mudança para melhor, a reforma de si mesmo.

            Meus amigos, desta e doutras vidas, acendam a chama da renovação em seus corações. O Espiritismo é candeia que os pode ajudar, iluminando suas consciências e, por extensão, as suas vidas; tornando-as comprometidas com o ideal do Cristo.

            Não deixem, jamais, de estudar e de incentivarem os estudos que libertam e consolam.

            Estudo e vivência.

            Reflexão e trabalho.

            Autoconhecimento e iluminação.
Irmão Silvino.
Psicografado no GESM, em 03 de julho de 2009, por Antonio Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário