30 de jun. de 2011

Informativo.

“Estudo, disciplina, trabalho e
amor ao próximo”



INFORMATIVO



Boletim informativo do Grupo Espírita Caminho de Damasco – Ano XIV nº154, junho de 2011




Editorial

O presente informativo ressalta nas primeiras páginas, o “dia internacional de combate às drogas”, dando a importância que o tema merece e fazendo excelente reflexão através do artigo do confrade Xerxes Pessoa de Luna.
Nosso informativo oferece também mais um artigo, pensamentos e uma oração, intitulados: “Ganhando Resistência”; “Ensinamentos Valiosos” e “Oração ao entardecer”, respectivamente.
Na Dica da Biblioteca encontramos as obras de autoria do Espírito Luiz Sérgio que tratam na sua maioria do trabalho realizado por um grupo de espíritos de socorro aos usuários de drogas do plano físico e espiritual.
Drogas? Tire isso da cabeça!
DROGAS
 26 de junho, dia internacional de combate às drogas.
“No Brasil, somente nos últimos 10 anos, o número de mortes relacionadas à dependência química cresceu cerca de 150%.”.
Um dos problemas mais graves da sociedade humana, na atualidade, é o consumo indiscriminado, e cada vez mais crescente, das drogas, por parte não só dos adultos, mas também dos jovens e, lamentavelmente, até das crianças, principalmente nos centros urbanos das grandes cidades.

A situação é tão preocupante, que cientistas de várias partes do Planeta, reunidos, chegaram à seguinte conclusão: "Os viciados em drogas de hoje podem não só estar pondo em risco seu próprio corpo e sua mente, mas fazendo uma espécie de roleta genética, ao projetar sombras sobre os seus filhos e netos ainda não nascidos."
Diante de tal flagelo e de suas terríveis conseqüências, não poderia o Espiritismo, Doutrina comprometida com o crescimento integral da criatura humana na sua dimensão espírito-matéria, deixar de se associar àqueles segmentos da sociedade que trabalham pela preservação da vida e dos seus ideais superiores, em seus esforços de erradicação de tão terrível ameaça.
O efeito destruidor das drogas é tão intenso que extrapola os limites do organismo físico da criatura humana, alcançando e comprometendo, substancialmente, o equilíbrio e a própria saúde do seu corpo perispiritual. Tal situação, somada àquelas de natureza fisiológica, psíquica e espiritual, principalmente as relacionadas com as vinculações a entidades desencarnadas em desalinho, respondem, indubitavelmente, pelos sofrimentos, enfermidades e desajustes emocionais e sociais a que vemos submetidos os viciados em drogas.
Revela-nos a ciência médica que a droga, ao penetrar no organismo físico do viciado, atinge o aparelho circulatório, o sangue, o sistema respiratório, o cérebro e as células, principalmente as neuroniais.
Na obra "Missionários da Luz" - André Luiz ( pág. 221 - Edição FEB), lemos: "O corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue. O sangue é elemento básico de equilíbrio do corpo perispiritual." Em "Evolução em dois Mundos", o mesmo autor espiritual revela-nos que os neurônios guardam relação íntima com o perispírito.
Comparando as informações dessas obras com as da ciência médica, conclui-se que a agressão das drogas ao sangue e às células neuroniais também refletirá nas regiões correlatas do corpo perispiritual, em forma de lesões e deformações consideráveis que, em alguns casos, podem chegar até a comprometer a própria aparência humana do perispírito. Tal violência concorre até mesmo para o surgimento de um acentuado desequilíbrio do Espírito, uma vez que "o perispírito funciona, em relação a esse, como uma espécie de filtro na dosagem e adaptação das energias espirituais junto ao corpo físico e vice-versa.
Por vezes o consumo das drogas se faz tão excessivo, que as energias, oriundas do perispírito para o corpo físico, são bloqueadas no seu curso e retornam aos centros de força.
A Casa Espírita, como Pronto-Socorro espiritual, muito pode contribuir com os Espíritos Superiores, no trabalho de prevenção e auxílio às vítimas das drogas nos dois lados da vida.
Com certeza, essa contribuição poderia ocorrer através de medidas que, no dia-a-dia da Instituição, ensejassem:
a.      Um incentivo cada vez mais constante às atividades de evangelização da infância e da juventude, principalmente com sua implantação, caso a Instituição ainda não tenha implantado.
b.      Estimular seus freqüentadores, em particular a família do viciado em tratamento, à prática do Evangelho no Lar. Essas pequenas reuniões, quando realizadas com o devido envolvimento e sinceridade de propósitos, são fontes sublimes de socorro às entidades sofredoras, além, naturalmente, de concorrer para o estreitamento dos laços afetivos familiares, o que decerto estimulará o viciado, por exemplo, a perseverar no seu propósito de libertar-se das drogas ou a dar o primeiro passo nesse sentido.
c.       Preparar devidamente seu corpo mediúnico para o sublime exercício da mediunidade com Jesus, condição essencial ao socorro às vítimas das drogas, até mesmos as desencarnadas.
d.      No diálogo fraterno com o viciado e seus familiares, sejam-lhes colocados à disposição os recursos socorristas do tratamento espiritual: passe, desobsessão, água fluidificada e reforma íntima.
e.      Criar, no trabalho assistencial da Casa, uma atividade que enseje o diálogo, a orientação, o acompanhamento e o esclarecimento, como fundamentação doutrinária, ao viciado e a seus familiares.
Em instantes tão preocupantes da caminhada evolutiva do ser humano em nosso planeta, cabe a nós, espíritas, não só difundir as informações antidrogas que nos chegam do plano espiritual benfeitor que nos assiste, mas, acima de tudo, atender aos apelos velados que esses amigos espirituais nos enviam, com seus informes e relatos contrários ao uso indiscriminado das drogas, no sentido de envidarmos esforços mais concentrados e específicos no combate às drogas, quer no seu aspecto preventivo, quer no de assistência aos já atingidos pelo mal.

Xerxes Pessoa de Luna


Ganhando Resistência

Reconhece você que a sua resistência precisa aumentar; por isso mesmo não despreze o esforço no bem algum tanto a mais além do nível.
Se o trabalho parece estafante, suporte mais um pouco as dificuldades em que se lhe envolvem os encargos.
Onde lhe pareça já haver exercitado o máximo de humildade, apague-se um tanto mais em favor de outrem para que o seu grupo alcance a segurança ideal.
Demonstre um pouco mais de paciência nos momentos de inquietação e evitará desgostos incalculáveis.
Abstenha-se algo mais de reclamações mesmo justas, no que se reporta aos seus interesses pessoais, e observará quanta simpatia virá depois ao seu encontro.
Mostre um pouco mais de serenidade nos instantes de crise e você se transformará no apoio providencial de muita gente.
Confie algo mais na proteção da Bondade Divina e conseguirá superar obstáculos que se lhe figuravam intransponíveis.
Nos dias de enfermidade aguente um tanto mais as dificuldades do tratamento e você apressará as suas próprias melhoras de maneira imprevisível.
Tolere um tanto mais as intrigas que, porventura, lhe assediem o campo de ação, sem lhes oferecer qualquer importância e defenderá a sua própria felicidade, com inesperado brilhantismo.
Você vive no mundo em meio de provas e lutas, desafios e necessidades, ao modo de aluno entre as lições de que precisa na escola, em favor do próprio aproveitamento; aprenda a suportar os convites ao bem dos outros e você ganhará os melhores valores da resistência.
André Luiz

ENSINAMENTOS VALIOSOS


“A humildade não está na pobreza,
não está na indigência,
na penúria, na necessidade,
na nudez e nem na fome.
A humildade está na pessoa que tendo
o direito de reclamar, julgar, reprovar
e tomar qualquer atitude
compreensível no brio pessoal, apenas abençoa.” 
Emmanuel

“Diz o preguiçoso: "amanhã farei".
Exclama o fraco: "amanhã, terei forças".
Assevera o delinqüente: "amanhã, regenero-me".
É imperioso reconhecer, porém, que a criatura, adiando o esforço pessoal, não alcançou, ainda, em verdade, a noção real do tempo.
Quem não aproveita a bênção do dia, vive
distante da glória do século.”

Emmanuel



“A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.”
Allan Kardec

“A vida é aquilo que você deseja diariamente.”
André Luiz
“A luta em família é problema fundamental da redenção do homem na Terra. Como seremos benfeitores de cem ou mil pessoas, se ainda não aprendemos a servir cinco ou dez criaturas? Esta é indagação lógica que se estende a todos
os discípulos sinceros do Cristianismo.”
Emmanuel




Orando ao entardecer

Finda-se o dia!
A noite vitoriosa conquista o firmamento trazendo seu sorriso de estrelas.
Recolho-me em silêncio no santuário do coração e oro ao Criador.
Oro para agradecer as bênçãos divinas para a humanidade inteira.
Neste instante eu reconheço Senhor o incomensurável amor de nosso Pai.
Diante de meus olhos, contemplando o dia que se vai eu bendigo a bondade divina na certeza da alvorada que virá triunfante lançando claridade sobre a Terra, aquecendo-a num abraço de luz e vida.
A Misericórdia do Pai se evidencia na vida que transcorre no vai-e-vem dos dias, a nos ensejar experiências múltiplas e oportunidades de progresso.
Diante da imensidão dos céus rogo a Ti Senhor, compaixão para nós que nos angustiamos ante os problemas que nos abatem, acreditando perdidos e desamparados na incerteza a nos consumir, sem percebermos manifesto na sequência das horas que se convertem em dias a benção do recomeço.
Por tudo isso eu rogo ante os dias de dificuldades que nossa indigência espiritual vaticina para o amanhã:
Que a incerteza não alimente o desespero que nos confunde a razão;
Que a irracionalidade não nos encaminhe ao erro que nos arroja aos pés do remorso;
Que o remorso não nos ofereça a dor que fomenta a revolta;
Que a revolta não nos aprisione à inconformação que nos conduz à cegueira da incerteza; e
Que a incerteza não nos faça retomar o ciclo vicioso no qual temos nos aprisionado, retardando a marcha feliz ao encontro da redenção.
Sede Jesus o nosso sustento agora e sempre.
Assim seja!
Lúcio Silva Cavaca



lIVRO DO MÊS
BIBLIOTECA HUMBERTO DE CAMPOS

OBRAS DE LUIZ SÉRGIO

O Mundo que eu encontrei
Os Miosótis Voltam a Florir
Lirios Colhidos
Driblando a Dor


"I" Até a próxima!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário