19 de out. de 2011

Por que há Espíritos Negativos? (Parte 2/2)



A partir do surgimento do Espiritismo, com Allan Kardec (pseudônimo de Hyppolyte Léon Denizard Rivail; 1804-1869) e o “Livro dos Espíritos” (França; 1857), esses espíritos negativos passaram a ser denominados de obsessores espirituais ou de espíritos atrasados.


Na verdade, esses espíritos deveriam ser denominados de enfermos extrafísicos ou doentes desencarnados, pois seu desequilíbrio é tão grande que os leva à obsessão e à loucura espiritual.


Infelizmente, seu desequilíbrio acaba levando-os a se anexarem nas auras das vítimas incautas que os atraem devido à sintonia espiritual, mental, emocional ou energética que manifestam. Nesse ponto, não custa nada lembrarmos do velho axioma espiritualista: “semelhante atrai semelhante”.


Considerando as dificuldades dos espíritos ligados à Terra, podemos classificá-las em:


1. Apego psicológico;
2. Apego energético;
3. Apego psicológico e energético.


As causas disso podem ser variadas. O ótimo pesquisador inglês Robert Crookall (1890-1982) classificou-as da seguinte maneira:

  • A atenção desses espíritos continua dirigida para as questões físicas;
  • Prevalece neles a necessidade de sensações grosseiras;
  • As suas repetidas afirmações, atuando como sugestões pós-hipnóticas, de que não há outro mundo além do físico, fazem difícil para eles aceitarem a existência de algo além da morte;
  • Alguns desses espíritos são turrões por causa de sua absoluta estupidez, obstinação e desinteresse em aprender;
  • Falta de determinação para seguir em frente, rumo a outras dimensões espirituais superiores.

Podemos acrescentar, ainda, mais duas situações que desequilibram muitos espíritos:

  • Corpo espiritual muito denso por causa do desequilíbrio espiritual, mental, emocional ou energético durante a vida física;
  • Energias remanescentes do duplo etérico (campo energético do corpo humano) aderidas no corpo espiritual, mantendo-o, então, bastante denso e apegado energeticamente ao plano físico.

Em vista de tudo isso, para que manifestemos um bom nível de consciência na vida e possamos estar protegidos de influências espirituais negativas, é necessário que direcionemos os nossos esforços na aquisição de quatro coisas imprescindíveis na vida:


1. DISCERNIMENTO NA MENTE
: Para entendermos as coisas e buscarmos objetivos claros. Nesse aspecto, a leitura espiritualista, a meditação e a reflexão serena são aliados maravilhosos em nossa caminhada terrena.

2. COMPAIXÃO NO CORAÇÃO: Para compreendermos os outros e ajudarmos a todos. Perdão, paciência e boa vontade são as palavras de ordem para quem quer ser útil à vida. Contudo, sabemos na prática como é difícil ser assim. Mas, sabemos também, que estamos aprendendo e evoluindo. O próprio fato de estarmos estudando esses assuntos já é um bom passo na direção da melhoria de nós todos.


3. ENERGIAS SALUTARES NA AURA
: Para irradiarmos LUZ para o mundo e para expressarmos a plenitude de nossas capacidades anímico-mediúnicas na vida. Precisamos ter uma aura forte, limpa, colorida e chacras vibrantes.

4. ELEVADO NÍVEL DE ÉTICA (COSMOÉTICA):
Para que não julguemos, e tão pouco condenemos os outros. A técnica de como fazer isso é simples: se observarmos os nossos defeitos com mais atenção e menos orgulho, sem dúvida que não nos sobrará tempo para observarmos os erros dos outros. Precisamos prestar atenção nas coisas que são positivas. Quanto às que são negativas, sigamos o conselho do nosso bom amigo espiritual André Luiz: “Sigamos o que for correto e sensato. O que não for, tenhamos paciência e compreensão, sabendo que a previdência divina é magnânima, e, no devido momento, impulsionará na direção certa, a tudo e a todos, para o BEM MAIOR!”




Texto retirado do livro virtual “Viagem Espiritual II”, autoria de Wagner Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário