3 de ago. de 2013

Informativo: Julho

“Estudo, disciplina, trabalho e
amor ao próximo”



INFORMATIVO


Boletim informativo do Grupo Espírita Caminho de Damasco – Ano XV nº174, julho de 2013.


Editorial

O Informativo GECAD mês de julho traz para os leitores os artigos: “Gravidez na adolescência: há influências espirituais” e “Dormir pouco pode encurtar tempo de vida”; além das mensagens “Indicação de um amigo” e “Filhos de Deus”.
Esperamos que a leitura de nosso informativo, traga esclarecimento e paz aos companhieros de ideal.
A Diretoria GECAD informa, que foi realizado no corrente mês o 7º inventário de livros em nossa biblioteca e que a mesma, já dispõe do relatório atualizado dos livros para pesquisa.
Muita Paz!.







Gravidez na adolescência: Há inflluências espirituais?
Extraído de “O Verbo”julho/2013
 
No capítulo 3 da obra “Vida e Sexo”, ditada pelo Espírito Emanuel ao médium Chico Xavier, lemos importantes esclarecimentos sobre a fase do namoro, notadamente no que diz respeito à gravidez no referido período. Existem influências espirituais que potencializem a atração sexual entre o casal, quase sempre de adolescentes? Segundo o autor espiritual, “ (...)
 Estudiosos do mundo, perquirindo a questão apenas no "lado físico", dirão talvez tão somente que a libido entrou em atividade com o seu poderoso domínio e, obviamente, ninguém discordará, em tese, da afirmativa, atentos que devemos estar à importância do impulso criativo do sexo, no mundo psíquico, para a garantia e perpetuação da vida no Planeta.
É imperioso anotar, entretanto, em muitos lances da caminhada evolutiva do Espírito, a influência exercida pelas inteligências desencarnadas no jogo afetivo. Referimo-nos aos parceiros das existências passadas, ou, mais claramente, aos Espíritos que se reencarnarão no futuro lar, cuja atuação, em muitos casos, pesa no ânimo dos namorados, inclinando afeições pacificamente raciocinadas para casamentos súbitos ou compromissos na paternidade e na maternidade, namorados esses que então se matriculam na escola de laboriosas responsabilidades. Isso porque a doação de si mesmos à comunhão sexual, em regime de prazer sem ponderação, não os exonera dos vínculos cármicos para com os seres que trazem à luz do mundo, em cuja floração, aliás, se é verdade que recolherão trabalho e sacrifício, obterão também valiosa colheita de experiência e ensinamento para o futuro, se compreenderem que a vida paga em amor todos aqueles que lhe recebem com amor as justas exigências para a execução dos seus objetivos essenciais.






André Luiz                                     INDICAÇÃO DE UM AMIGO

Nunca se diga inútil. Por agora: você não é um anjo. No entanto é capaz de ser uma pessoa reta e nobre; não terá santidade para mostrar, mas possui vastas possibilidades de agir em benefício do próximo; não apresenta qualidades perfeitas, contudo, você detém recursos preciosos de servir. Talvez não consiga revelar alto índice de cultura intelectual, porém, consegue amparar a muitos companheiros com excelente orientaçaão. Provavelmente, não lhe será possível movimentar grandes riquezas do mundo, entretanto nada lhe impedirá o esforço de acumular tesouros de bondade no coração e de irradiá-los em gestos de compreensão e de amor. Por fim é provável que você ainda não conheça o que seja a felicidade, mas pode adquiri-la se você quiser, aprendendo a trabalhar em favor dos outros e entender a perdoar, encorajar e sorrir.




                                                             

                                                              Filho de Deus

Joanna de Angelis

Multiplicaram-se através dos tempos, variados conceitos a respeito de Deus. Por mais complexos, tornaram-se insuficientes para expressar toda grandeza do Criador. Somente Jesus logrou fazê-lo com perfeição, utilizando-se de uma linguagem simples, no entanto portadora de alta carga racional e emocional, chamando-O de Pai. O designativo excelente preenche todas as lacunas deixadas por outras definições e referências. Deus é o Pai Criador, o Genitor Divino, a Causa Incausada de todos os seres e de todas as coisas. Tu és filho de Deus, cujo amor inunda todo o universo e se encontra presente nas mais íntimas fibras de teu ser. Tens por fatalidade na vida: a plenitude! Lográ-la, de imediato ou mais tarde, dependerá do teu livre-arbítrio. Por isso, empenha-te no sentido de conseguir êxitos aos teus empreendimentos íntimos, mesmo que a custas de sacrifícios, recordando-te sempre que, em qualquer situação, Deus está contigo.






 DORMIR POUCO PODE ENCURTAR TEMPO DE VIDA. 

Milhões de pessoas prejudicam a própria saúde, sem terem consciência disso, por não dormirem o suficiente. Pesquisas revelam que a maioria das pessoas requer sete a oito horas diárias de sono para apresentar desempenho ótimo. Quem não dorme o suficiente pode prejudicar sua própria saúde e até mesmo encurtar seu tempo de vida. Desde a primeira infância até a velhice, os efeitos do sono insuficiente podem exercer profundos efeitos negativos sobre a memória, o aprendizado, a criatividade, a produtividade, a estabilidade emocional e a saúde física. Especialistas dizem que vários sistemas corporais são negativamente afetados pelo sono insuficiente: como os órgãos (coração, por exemplo), a capacidade de resistir a doenças e o funcionamento cerebral.
Os níveis do hormônio leptina, que informa ao cérebro que você consumiu alimentos suficientes, são mais baixos nas pessoas que não dormiram o suficiente, e os níveis de grelina, que estimula o apetite, são mais altos. Além disso, o metabolismo fica mais lento quando o sono é perturbado. Se esse efeito não for contrabalançado com o aumento do exercício físico ou a redução da ingestão calórica, essa desaceleração metabólica resulta no ganho de quatro quilos em um ano. O risco de doenças cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais é maior nas pessoas que dormem menos de seis horas por dia. Basta uma noite insuficiente de sono para elevar a pressão sanguínea dos hipertensos durante todo o dia seguinte. O sono insuficiente também é associado à calcificação de artérias coronárias e à elevação dos níveis de fatores inflamatórios ligados às doenças do coração.
Dormir demais também encerra riscos. Índices mais altos de doenças cardíacas foram constatados entre mulheres que dormem mais de nove horas diárias. O risco de câncer também pode estar ligado ao sono. Um estudo japonês feito com quase 24 mil mulheres na faixa dos 40 aos 79 anos constatou que aquelas que dormiam menos de seis horas diárias tinham mais chances de desenvolver câncer de mama que as mulheres que dormiam mais. Eva S. Schernhammer, da Escola Médica de Harvard, verificou relações entre os níveis da melatonina, o hormônio do sono, e o risco aumentado de câncer de mama. Um estudo com 1.240 pessoas pela Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, em Ohio, encontrou risco aumentado de pólipos colorretais potencialmente cancerosos em pessoas que dormiam menos de seis horas diárias. Durante o sono, o corpo produz hormônios que ajudam a combater infecções, que estimulam o crescimento e que reparam células danificadas.
O psiquiatra Vatsal G. Thakkar, vinculado à Universidade de Nova York, descreveu recentemente evidências que vinculam o sono insuficiente a diagnósticos equivocados de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade em crianças. Em um estudo, 28% das crianças com problemas de sono apresentavam sintomas do transtorno, mas não o próprio transtorno. Alguns dos efeitos mais insidiosos do sono insuficiente, contudo, envolvem processos mentais como o aprendizado, a memória, o julgamento e a resolução de problemas. Durante o sono, novos caminhos de aprendizado e memória são codificados no cérebro. O corpo precisa de sono suficiente para que esses caminhos consigam funcionar em nível ótimo. Quando você fizer um back-up médico, informe ao médico quantas horas dorme e descreva a qualidade de seu sono. Seja sincero -a duração e a qualidade do sono podem ser tão importantes para sua saúde quanto sua pressão sanguínea e seu nível de colesterol.
COMENTÁRIO – O sono é uma necessidade fisiológica para descanso do corpo, mas o Espírito não precisa desse descanso. Enquanto o corpo se relaxa, afrouxam-se os liames entre o Espírito e o corpo. Assim, o Espírito tem a possibilidade de entrar em contato com o mundo espiritual. Após esse encontro, que está sempre regido pelo centro de interesse do Espírito que se emancipa do corpo, provisoriamente, ele retorna ao corpo, cujos implementos orgânicos, cerebrais, não têm possibilidade de percepção total da experiência vivida pelo Espírito no contato com o plano espiritual.
Desta maneira, permanecem a nível consciente retalhos, fragmentos de lembranças daquela experiência. No entanto, a nível subconsciente, a emoção da experiência permanece viva. Quando o Espírito encarnado está no estado de vigília e entra em relação com pessoas que estejam relacionadas com o teor do sonho, dentro do centro de interesse do sonho, automaticamente este Espírito encarnado sente a emoção invadir o seu ser como o mar invade a praia, sem que ele consiga explicar conscientemente como foi que se processou isso.
Na pergunta 459 de "O Livro dos Espíritos", as entidades que auxiliaram Kardec informaram que os Espíritos influenciam em nossas vidas muito mais do que nós supomos. Através do sono, há maior possibilidade de influência dos Espíritos em nossas vidas, uma vez que, liberto do jugo da matéria, o Espírito adquire uma abertura maior de percepção, podendo até perceber algo da vida passada e até prever fatos da vida futura. Neste caso, o Espírito vai ao encontro de pessoas encarnadas igualmente desdobradas do corpo, percebem a situação e, ao retornarem ao corpo, mantendo alguma lembrança do encontro, têm uma antecipação do fato que vai ocorrer. Maiores informações poderão ser obtidas em “O Livro dos Espíritos” da questão 400 à 412, que tratam da Emancipação da Alma. (Júlio César de Sá Roriz ao www.espirito.org.br)
Extraído de “O Verbo” julho/2013


"I" Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário