6 de jul. de 2014

Pergunta: O fato de se ter um credo religioso auxilia no desencarne ou na vida após a morte?




            Todas as religiões admitem a continuidade da vida, a sobrevivência da alma após o desencarne. O entendimento acerca do que ocorre no momento e após a morte do corpo físico auxilia a experiência, pois é mais fácil vivenciarmos algo sem medos, sem preconceitos e sem ignorância sobre o assunto. Por isso, é tão importante que se fale e se estude sobre o desencarne, retirando o véu do silêncio que muitas religiões utilizam sobre o assunto.

            Os espíritas, pelo conhecimento adquirido através do estudo da Doutrina Espírita, têm mais facilidade em entender o que acontece quando do desenlace do espírito. Mas a situação durante o desencarne e no mundo dos espíritos dependerá do bem que cada um realizou enquanto encarnado e não dos conhecimentos doutrinários que tem. Assim é com todos os espíritos encarnados, independente da crença religiosa que possuam: “a cada um segundo suas obras”.

            Somos espíritos encarnados e devemos viver e desencarnar cientes dessa realidade. Para isso é necessário consciência de que a vida no plano terreno é transitória, desapegando-nos de tudo que é material. A proximidade da morte traz reflexões acerca da vida; o moribundo tem recordações, onde as emoções vividas passam como um filme; é um balanço existencial, onde só contam “os valores que as traças não roem e os ladrões não roubam”.

            Não sabemos quando ocorrerá a morte do corpo físico que utilizamos nesta encarnação. Por esse motivo, é necessário prepararmo-nos para o retorno à pátria espiritual desde o nascimento, através de uma educação embasada nos valores ensinados pelo Cristo, do aprimoramento moral e intelectual constantes e do desenvolvimento de valores espirituais que nos acompanhem pela eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário