15 de jun. de 2016

EQM - EXPERIÊNCIAS QUASE MORTE!



Allan Kardec no livro O Céu e o Inferno analisa em profundidade o problema da morte que tem sido uma questão sobre a qual a humanidade se tem debruçado desde a existência do ser humano. 

O assunto morte é muito difícil de ser abordado pela grande maioria. É por isso que no 1º capítulo do livro, intitulado O Porvir e o Nada, ele afirma que “Vivemos, pensamos e operamos – eis o que é positivo. E que morremos, não é menos certo.” 

No 2º capítulo ele nos mostra o grande obstáculo dessa abordagem – O Temor da Morte. De um lado, afirma Kardec a morte é apresentada como um castigo, de forma triste pela qualidade ética e moral da população terrestre, o caminho é o Inferno; de outro lado a Ciência nos acena com o nada – o fim de tudo, a escuridão completa - o que também não deixa de ser aterrorizante. Mas, sempre existiram, existem e existirão nas várias áreas da Ciência, pesquisadores corajosos e sinceros que enfrentam a ironia dos “grandes sábios” e procuram trazer dados e esperanças com comprovações. É o que pretendemos colocar neste artigo, alguns nomes ilustres entre tantos que existem. 

No final dos anos 60, Dr. Raymond A. Moody Jr. Começou uma pesquisa que realizou pessoalmente. Diz Dr. Moody “Encontrei um grande número de pessoas que estiveram envolvidas no que chamarei “experiências de quase morte”. Deparei com elas de várias maneiras. A princípio, por coincidência. Em 1965, quando era estudante de filosofia na Universidade de Virgínia, encontrei um homem que era professor de psiquiatria clínica na Faculdade de Medicina... Foi uma grande surpresa quando mais tarde vim a saber a respeito dele um fato muito interessante, o de que tinha estado “morto”- não uma, mas duas vezes, com o intervalo de dez minutos – e de que tinha feito o relato mais fantástico sobre o que aconteceu com ele enquanto esteve “morto”. 

Alguns anos mais tarde dando aula numa Universidade na Carolina do Norte, um aluno procurou o Dr. Moody e relatou a mesma coisa que ocorreu com sua avó durante uma cirurgia, tinha “morrido”durante um curto espaço de tempo e quando acordou relatou mais ou menos que tinha escutado do professor de psiquiatria. No momento em que escreve seu livro Vida depois da Vida, Dr, Moody já tinha conhecimentos de cerca de 150 casos desse fenômeno. 

Os casos são parecidos, mas não exatamente iguais. Quase todos dizem sentir “paz e quietude”, ouvem lindas melodias, encontram parentes e amigos já falecidos, ouvem e vêem tudo o que se passa à sua volta, até mesmo seu corpo sendo cuidado pela equipe médica. 

São relatos tão reais e positivos que poderão mudar a visão da humanidade sobre a vida, a morte e a sobrevivência do Espírito. Outro livro, bem mais atual, não de um médico, mas de um Físico Quântico, Amit Goswami, considerado um dos mais importantes cientistas da atualidade, coloca no capítulo 8º da interessante obra O Universo Autoconsciente, como a consciência cria o mundo material. 

No item intitulado Experiências Fora do Corpo (OBE – out of body experience), a existência da consciência, que nós espíritas chamamos Espírito, por meio da Física Quântica, Amit afirma nesse item do capítulo 8º: “... a realidade da experiência fora do corpo como fenômeno autêntico da consciência conta com um número cada vez maior de crentes.” Cita, até, o livro Recollections of Death (Recordações da Morte), de Michael Sabom, que contém um estudo importante e sistemático da OBE, em conexão com as experiências de Experiência quase morte, afirma que por ser cardiologista, o Dr. Sabom conta com a vantagem excepcional de poder confirmar numerosos detalhes técnicos de relatos feitos por pacientes de OBE sobre intervenções médicas de urgência, realizadas em seus corpos virtualmente mortos. 

Os pacientes descreveram, com grande exatidão, procedimentos que estavam claramente fora dos campos de visão de seu corpo físico. Acreditamos que este século vai nos trazer pela Ciência, em que todos os seus campos de atividades, a confirmação do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário