26 de out. de 2021

Reflexão: a gratidão nos ensina que quase tudo na vida é bom

 

As pessoas estão cada dia mais insatisfeitas. A grande insatisfação das pessoas se reflete na quantidade de reclamações que elas fazem. O problema da reclamação é tão grave que quase todas as pessoas estão insatisfeitas sempre ou constantemente.

Sempre reclamam, julgam, brigam e desistem de boas atitudes. O grande problema é a percepção deturpada da realidade. Elas não percebem três verdades:

  • Elas recebem muito.
  • Elas aproveitam pouco do que recebem.
  • O que elas consideram negativo na maior parte das vezes é positivo.

Exemplo simples:

O sujeito fica bravo porque o farol de trânsito ficou vermelho. Ele reclama do farol com raiva. Porém, nos dias em que o farol está quebrado ele demora 10 vezes mais tempo para atravessar o mesmo cruzamento. Ele percebe a realidade negativamente porque está dominado pela mente reativa.

A mente reativa age assim:

  • Foca na perda e no que falta;
  • Deixa em segundo plano o que ganha e o que abunda;
  • Apesar de saber da importância do farol, ele realmente vive a perda, a raiva e a tensão pelo fato do sinal ficar vermelho.

Você precisa aprender a viver com a mente neutra. Uma forma de treinar a viver com a mente neutra é mentalizando as verdades mais elevadas.

A gratidão nos ensina que quase tudo na vida é bom. Agradecer o que vem e não está em nossos planos. Agradecer porque precisamos que a vida nos obrigue a viver vários tipos diferentes de situações. Essas situações são negativas? Não, não são. São positivas porque nos obrigam a experimentar o que não experimentaríamos por nossa própria vontade. Devemos aceitar e dizer: seja bem-vinda! O resultado será mais sabedoria, mais maturidade, mais qualidades.

Tudo isto gera facilidades futuras. O que aprendi ontem se torna facilidade hoje. Um dia aprendi a andar, hoje ando com facilidade, entendeu? Por isso, é bom viver o que não escolhemos.

Nosso foco deve ser NÃO reclamar. O foco deve ser APROVEITAR.

Regis Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário