2 de nov. de 2021

É na escuta que o amor começa e é na não-escuta que ele termina


Rubem Alves foi psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor. Com sua sabedoria e dom com as palavras, trouxe momentos de reflexão para todos nós e nos inspirou a buscar uma realidade de vida autêntica. Em um de seus livros, “O amor que acende a Lua”, fala sobre importância da escuta nos relacionamentos:

“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: ‘Se eu fosse você…’. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina”.

Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção. Todos reunidos alegremente no restaurante: pai, mãe, filhos, falatório alegre. Na cabeceira, a avó com sua cabeça branca. Silenciosa. Como se não existisse. Não é por não ter o que dizer que não falava. Não falava por não ter quem quisesse ouvir. O silêncio dos velhos. No tempo de Freud, as pessoas procuravam terapeutas para se curarem da dor das repressões. Aprendi que hoje pessoas procuram terapeutas por causa da dor de não haver quem escute. Não pedem para ser curadas de alguma doença. Pedem para ser escutadas. Querem a cura para dor da solidão.

As palavras de Rubem nos fazem refletir sobre relacionamentos atuais, onde parece que a escuta está cada vez mais ausente, quando nos importamos apenas em falar e ser ouvidos, mas nunca em entender o lado do outro. Quantas vezes você já tentou falar com alguém e sentiu como se estivesse falando sozinho? E quantas vezes você já deixou de prestar atenção quando algum amigo ou familiar estava conversando com você?

Estamos alheios ao que acontece ao nosso redor porque a tela dos celulares parece ser mais importante. As redes sociais e as mensagens competem com pessoas por nossa atenção. Deixamos de valorizar o diálogo, presença, raramente nos envolvemos com história que nos é contada, só esperamos a nossa vez de falar. Não queremos compreender, só responder e nos afirmar.

A escuta ativa como maneira de preservar o amor

A escuta ativa nada mais é que realmente estar presente no momento, dedicar-se a escutar o que a outra pessoa está falando com atenção e não se apressar para ir embora ou para falar. Quando praticamos a escuta ativa, melhoramos qualidade de nossos relacionamentos e nos conectamos ao outro em nível profundo. Esse contato apenas nos faz bem.

Como praticar a escuta ativa:

1. Aprendendo a escutar a outra pessoa - Esse exercício dura poucos minutos e faz grande diferença em seus relacionamentos. Peça a um amigo ou familiar para auxiliá-lo. Por dois minutos, um fala sobre algum tema específico e o outro escuta. O ouvinte não falará durante esse tempo, apenas mostrará atenção através de expressões corporais. O principal objetivo é focar no que o outro está dizendo. Depois de ambos realizarem as duas partes, reflitam sobre como se sentem. Se sentiram que foram realmente escutados.

2. Tenha a mente aberta e entenda o que o outro está dizendo - Muitas vezes julgamos o que outras pessoas têm a dizer sem considerar que suas palavras podem fazer bem para nós, podem ajudar a evoluir para nossas melhores versões.

As perguntas abaixo ajudarão a focar no que o outro lhe diz e menos nas conclusões que podem ser precipitadas:

Posso escutar tudo o que a pessoa tem a dizer sem interromper?
Posso me controlar para não julgar o que ela está dizendo, apenas escutar?
Posso me controlar para apenas escutar sem dar conselhos?
Posso ficar séria, sem interromper sua fala com palavras ou gestos não apropriados?

3. Fique atento, mas de uma maneira natural - Você não precisa exagerar para estar atento ao que pessoa diz. Fique natural, não force seus olhos em direção à pessoa, apenas concentre-se em suas palavras. A conexão verdadeira é um valor que precisa ser resgatado. Todos nós temos coisas para compartilhar e para aprender com pessoas ao nosso redor. A vida se torna interessante e significativa quando aprendemos a escutar de forma saudável.

Portanto, comece a praticar a escuta ativa. Você ficará impressionado com a melhora em seus relacionamentos e em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário