9 de nov. de 2021

Pessoas tóxicas: como vencer sem entrar no jogo


Com toda certeza, todos já tiveram ou pelo menos têm uma pessoa tóxica na sua vida. Na maioria das vezes, elas aparecem do nada, mostram-se companheiras e atenciosas, depois de um tempo de relacionamento, revelam a verdadeira face, mostrando real preocupação conosco, apenas era fachada. A proximidade que buscava era para nos conhecer melhor para que pudesse colocar em prática seus planos maldosos.

Elas podem estar dentro de nossas casas: pais, irmãos e avós... e desde cedo nos fazem passar por situações extremamente difíceis e dolorosas, que nunca deveriam vir de pessoa com a qual compartilhamos o mesmo sangue. Prejudicam nosso crescimento e nos fazem desenvolver questões emocionais sérias, que se não tratadas podem limitar nossas vidas de várias maneiras.

Pessoas tóxicas costumam ter capacidade de manipulação. Por isso, podemos passar anos de nossas vidas sendo controlados por elas, a cada passo e decisão, sem ao menos perceber. Acreditamos que está agindo em nosso próprio favor, mas cada atitude causará grande dor no futuro.

Outra arma é a culpa. Manipulam esse sentimento e nos induzem a fazer exatamente o que desejam, com pretexto de que magoaremos outras pessoas, caso escolhamos seguir outro caminho. Usam o amor que temos por elas e por outras pessoas contra nós e nos pressionam a fazer determinadas coisas, ainda que saibam que isso só nos trará dor.

Realmente, é trabalhoso conviver com uma pessoa tóxica, ainda mais quando é alguém de quem não podemos nos libertar facilmente, seja por nutrirmos sentimento de amor por essa pessoa ou porque estão presentes nos círculos importantes de nossas vidas.

Muitos de nós, quando percebemos alguém nos manipulando, temos a primeira reação de nos vingar, fazer a pessoa receber de volta tudo aquilo que nos fez sentir: dor, solidão, sensação de estar perdido e sem rumo. Porém, é plano que raramente dá certo. Porque pessoas tóxicas não são como nós, não sentem da mesma forma e provavelmente estão esperando reação, se mantêm preparadas para tudo o que possa acontecer.

Não podemos nos igualar a elas, investir esforço no mal dos outros. Isso não nos leva a lugar algum e certamente não nos ajuda a curar nossas feridas. A única maneira de realmente vencer uma pessoa tóxica é não entrar no seu jogo, não nos condicionar a acreditar em tudo o que dizem e saber o nosso valor.

Quando reconhecemos quem realmente somos, todos os seus planos perdem sentido, e sua maldade não nos atinge mais porque nos libertamos do seu controle e estamos livres para buscar melhor vida para nós mesmos, longe de todo o seu veneno.

Mais importante do que qualquer vingança é a paz, é ela que realmente merecemos. Portanto, se tiver uma pessoa tóxica em nossa vida, não entremos no seu jogo, nem tentemos vingança por tudo o que ela já nos fez. Ao invés disso, use a melhor arma: a inteligência. Busque ser o seu melhor a cada dia, essa é melhor retribuição que poderá oferecer a todos aqueles que tentam derrubá-lo.

Parece difícil neste momento, mas temos força suficiente para vencer. Acreditemos no potencial já adquirido e conquistemos todas as coisas incríveis que estão esperando por nós!

Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário