5 de jun. de 2019

Conceito de Mediunidade




Médium quer dizer medianeiro, intermediário. Mediunidade é a faculdade humana, natural, pela qual se
estabelecem as relações entre homens e espíritos.
Não é um poder oculto que se possa desenvolver através de práticas rituais ou pelo poder misterioso de
um iniciado ou de um guru. A Mediunidade pertence ao campo da comunicação. Desenvolve-se
naturalmente nas pessoas de maior sensibilidade para a captação mental e sensorial de coisas e fatos do
mundo espiritual que nos cerca e nos afeta com as suas vibrações psíquicas e afetivas. Da mesma forma
que a inteligência e as demais faculdades humanas, a Mediunidade se desenvolve no processo de
relação. Geralmente o seu desenvolvimento é cíclico, ou seja, processa-se por etapas sucessivas, em
forma de espiral. As crianças a possuem, por assim dizer, à flor da pele, mas resguardada pela influência
benéfica e controladora dos espíritos protetores, que as religiões chamam de anjos da guarda. Nessa
fase infantil as manifestações mediúnicas são mais de caráter anímico; a criança projeta a sua alma nas
coisas e nos seres que a rodeiam, recebem as intuições orientadoras dos seus protetores, às vezes vêem
e denunciam a presença de espíritos e não raro transmitem avisos e recados dos espíritos aos familiares,
de maneira positiva e direta ou de maneira simbólica e indireta. Quando passam dos sete ou oito anos
integram-se melhor no condiciona-mento da vida terrena, desligando-se progressivamente das relações
espirituais e dando mais importância às relações humanas. O espírito se ajusta no seu escafandro para
enfrentar os problemas do mundo. Fecha-se o primeiro ciclo mediúnico, para a seguir abrir-se o segundo.
Considera-se então que a criança não tem mediunidade, a fase anterior é levada à conta da imaginação e
da fabulação infantis.
É geralmente na adolescência, a partir dos doze ou treze anos, que se inicia o segundo ciclo. No primeiro
ciclo só se deve intervir no processo mediúnico com preces e passes, para abrandar as excitações
naturais da criança, quase sempre carregadas de reminiscências estranhas do passado carnal ou
espiritual. Na adolescência o seu corpo já amadureceu o suficiente para que as manifestações
mediúnicas se tornem mais intensas e positivas. É tempo de encaminhá-la com informações mais
precisas sobre o problema mediúnico. Não se deve tentar o seu desenvolvimento em sessões, a não ser
que se trate de um caso obsessivo. Mas mesmo nesse caso é necessário cuidado para orientar o
adolescente sem excitar a sua imaginação, acostumando-o ao processo natural regido pelas leis do
crescimento. O passe, a prece, as reuniões para estudo doutrinário são os meios de auxiliar o processo
sem forçá-lo, dando-lhe a orientação necessária. Certos adolescentes integram-se rápida e naturalmente
na nova situação e se preparam a sério para a atividade mediúnica. Outros rejeitam a mediunidade e
procuram voltar-se apenas para os sonhos juvenis. É a hora das atividades lúdicas, dos jogos e esportes,

do estudo e aquisição de conhecimentos gerais, da integração mais completa na realidade terrena. Não
se deve forçá-los, mas apenas estimulá-los no tocante aos ensinos espíritas. Sua mente se abre para o
contato mais profundo e constante com a vida do mundo. Mas ele já traz na consciência as diretrizes
próprias da sua vida, que se manifestarão mais ou menos nítidas em suas tendências e em seus anseios.
Forçá-lo a seguir um rumo que repele é cometer uma violência de graves conseqüências futuras. Os
exemplos dos familiares influem mais em suas opções do que os ensinos e as exortações orais. Ele toma
conta de si mesmo e firma a sua personalidade. É preciso respeitá-lo e ajudá-lo com amor e
compreensão. No caso de manifestações espontâneas da mediunidade é conveniente reduzi-las ao
círculo privado da família ou de um grupo de amigos nas instituições juvenis, até que sua mediunidade se
defina, impondo-se por si mesma.
O terceiro ciclo ocorre geralmente na passagem da adolescência para a juventude, entre os dezoito e
vinte e cinco anos. É o tempo, nessa fase, dos estudos sérios do Espiritismo e da Mediunidade, bem
como da prática mediúnica livre, nos centros e grupos espíritas. Se a mediunidade não se definiu
devidamente, não se deve ter preocupações. Há processos que demoram até a proximidade dos 30 anos,
da maturidade corporal, para a verdadeira eclosão da mediunidade. Basta mantê-lo em ligação com as
atividades espíritas, sem forçá-lo. Se ele não revela nenhuma tendência mediúnica, o melhor é dar-lhe
apenas acesso a atividades sociais ou assistenciais. As sessões de educação mediúnica (impropriamente
chamadas de desenvolvimento) destinam-se apenas a médiuns já caracterizados por manifestações
espontâneas, portanto já desenvolvidos.
Há ainda um quarto ciclo, correspondente a mediunidades que só aparecem após a maturidade, na
velhice ou na sua aproximação. Trata-se de manifestações que se tornam possíveis devido às condições
da idade: enfraquecimento físico, permitindo mais fácil expansão das energias perispiríticas; maior
introversão da mente, com a diminuição de atividades da vida prática, estado de apatia neuropsíquica,
provocado pelas mudanças orgânicas do envelhecimento. Esses fatores permitem maior desprendimento
do espírito e seu relacionamento com entidades desencarnadas. Esse tipo de mediunidade tardia tem
pouca duração, constituindo uma espécie de preparação mediúnica para a morte. Restringe-se a
fenômenos de vidência, comunicação oral, intuição, percepção extra-sensorial e psicografia. Embora seja
uma preparação, a morte pode demorar vários anos, durante os quais o espírito se adapta aos problemas
espirituais com que não se preocupou no correr da vida. Esses fatos comprovam o conceito de
mediunidade como simples modalidade do relacionamento homem-espírito. Kardec lembra que o fato de
o espírito estar encarnado não o priva de relacionar-se com os espíritos libertos, da mesma maneira que
um cidadão encarcerado pode conversar com um cidadão livre através das grades. Não se trata das
conhecidas visões de moribundos no leito mortuário, mas de típico desenvolvimento tardio de
mediunidade que, pela completa integração do indivíduo na vida carnal, imantado aos problemas do dia
a-dia, não conseguiu aflorar. A sua manifestação tardia lembra o adágio de que os extremos se tocam. A
velhice nos devolve à proximidade do mundo espiritual, em posição semelhante à das crianças.
Na verdade, a potencialidade mediúnica nunca permanece letárgica. Pelo contrário, ela se atualiza com
mais freqüência do que supomos, passa de potência a ato em diversos momentos da vida, através de
pressentimentos, previsões de acontecimentos simples, como o encontro de um amigo há muito ausente,
percepções extra-sensoriais que atribuímos à imaginação ou à lembrança e assim por diante. Vivemos
mediunicamente, entre dois mundos e em relação permanente com entidades espirituais. Durante o sono,
como Kardec provou através de pesquisas ao longo de mais de dez anos, desprendemo-nos do corpo
que repousa e passamos ao plano espiritual. Nos momentos de ausência psíquica de distração, de

cochilo, distanciamo-nos do corpo rapidamente e a ele retornamos como o pássaro que voa e volta ao
ninho. A Psicologia procura explicar esses lapsos fisiologicamente, mas as reações orgânicas a que
atribui o fato não são causa e sim efeito de um ato mediúnico de afastamento do espírito. Os estudos de
Hipnotismo comprovam isso, mostrando que a hipnose interfere constantemente em nossa vigília,
fazendo-nos dormir em pé e sonhar acordados, como geralmente se diz. A busca científica de uma
essência orgânica da mediunidade nunca deu nem dará resultados. Porque a mediunidade tem sua
essência na liberdade do espírito.
Chegando a este ponto podemos colocar o problema em termos mais precisos: a mediunidade é a
manifestação do espírito através do corpo. No ato mediúnico tanto se manifesta o espírito do médium
como um espírito ao qual ele atende e serve. Os problemas mediúnicos consistem, portanto,
simplesmente na disciplinação das relações espírito-corpo. É o que chamamos de educação mediúnica.
Na proporção em que o médium aprende como espírito, a controlar a sua liberdade e a selecionar as suas
relações espirituais, sua mediunidade se aprimora e se torna segura. Assim o bom médium é aquele que
mantém o seu equilíbrio psicofísico e procede na vida de maneira a criar para si mesmo um ambiente
espiritual de moralidade, amor e respeito pelo próximo. A dificuldade maior está em se fazer o médium
compreender que, para tanto, não precisa tornar-se santo, mas apenas um homem de bem. Os objetivos
de santidade perseguidos pelas religiões, através dos milênios, gerou no mundo uma expectativa
incômoda para todos os que se dedicam aos problemas espirituais. Ninguém se torna santo através de
sufocação dos poderes vitais do homem e adoção de um comportamento social de aparência piedosa. O
resultado disso é o fingimento, a hipocrisia que Jesus condenou incessantemente nos fariseus, uma
atitude permanente de condescendência e bondade que não corresponde às condições íntimas da
criatura. O médium deve ser espontâneo, natural, uma criatura humana normal, que não tem motivos para
se julgar superior aos outros. Todo fingimento e todo artifício nas relações sociais leva os indivíduos à
falsidade e à trapaça. A chamada reforma - íntima esquematizada e forçada não modifica ninguém,
apenas artificializa enganosamente os que a seguem. As mudanças interiores da criatura decorrem de
suas experiências na existência, experiências vitais e consciências que produzem mudanças profundas
na visão íntima do mundo e da vida.
Essa colocação dos problemas mediúnicos sugere um conceito da mediunidade que nos leva às próprias
raízes do Espiritismo. A Mediunidade nos aparece como o fundamento de toda a realidade. O momento
do Fiat, da Criação do Cosmos, é um ato mediúnico. Quando o espírito estrutura a matéria para se
manifestar na Criação, constrói o elemento intermediário entre ele e a realidade sensível ou material. A
matéria se torna o médium do espírito. Assim, a vida é uma permanente manifestação mediúnica do
espírito que, por ela, se projeta e se manifesta no plano sensível ou material. O Inteligível, que é o
espírito, o princípio inteligente do Universo, dá a sua mensagem inteligente através das infinitas formas da
Natureza, desde os reinos mineral, vegetal e animal, até o reino hominal, onde a mediunidade se define
em sua plenitude. A responsabilidade do Homem, da Criatura Humana, expressão mais elevada do
Médium, adquire dimensões cósmicas. Ele é o produto multimilenar da evolução universal e carrega em
sua mediunidade individual o pesado dever de contribuir para que a Humanidade realize o seu destino
cósmico. A compreensão deste problema é indispensável para que os médiuns aprendam a zelar pelas
suas faculdades.

Por José Herculano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário